Translate

terça-feira, 21 de outubro de 2014

ADOLFO BEZERRA DE MENEZES

Nasceu no dia 29 de agosto de 1831, no então Riacho do Sangue, na província do Ceará, e desencarnou no dia 11 de abril de 1900, com a idade de 69 anos.
Descendente de família pobre, não teve berço dourado. Em 1842, transferiu-se para a Serra dos Martins, hoje Cidade da Imperatriz, onde concluiu o curso primário. Em 1851, fixou residência no Rio de Janeiro, matriculando-se no curso de Medicina, onde granjeou o título honroso de "Médico dos Pobres". Em 1867, foi eleito deputado, cujas atividades parlamentares não o impediram que se dedicasse ao atendimento dos pobres.
Somente em 1875 foi que Bezerra de Menezes ingressou na seara espírita através da leitura de "O livro dos Espíritos", que lhe fora presenteado por um amigo, tornando-se, na época, um dos maiores propagandistas do Espiritismo. Eleito Senador, em 1878, por seu Estado natal, desempenhou brilhantemente seu mandato, destacando-se entre os demais parlamentares. Foi escolhido pelo Governo para Presidente da Câmara Municipal, passando, logo após, a Deputado Geral da Província do Rio de Janeiro.
Bezerra de Menezes exerceu, também, o cargo de Presidente da Federação Espírita Brasileira, onde desempenhou meritório trabalho de assistência aos pobres, aliado à assistência espiritual. Foi colaborador da revista "Reformador" e de outros jornais da época, através dos quais sustentou severas polêmicas em defesa da Doutrina Espírita.
Como se vê por estes ligeiros traços biográficos, Bezerra de Menezes prestou relevantes serviços à causa do Espiritismo no Brasil, merecendo, portanto, o cognome de o KARDEC BRASILEIRO.
Fonte:http://www.espirito.org.br/portal/publicacoes/abc/cap14.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário